terça-feira, 12 de maio de 2015

Udesc oferece fisioterapia para pacientes de cirurgias de grande porte

Pacientes que fizeram ou precisam fazer cirurgias de grande porte, como transplantes ou redução de estômago, podem receber fisioterapia gratuita. O serviço é oferecido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do estado de Santa Catarina, no bairro Coqueiros, em Florianópolis.
De acordo com a Udesc, no caso das cirurgias eletivas de grande porte, quando é possível fazer agendamento antecipado e não há urgência, a fisioterapia pode reduzir riscos com o preparo pré-operatório. Já no caso do tratamento pós-cirúrgico, ela ajuda a "melhorar os resultados da recuperação e da reabilitação".
Os pacientes são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiros, psicólogos, médicos, nutricionistas, além dos fisioterapeutas. Professores e estudantes destas áreas formam o programa de extensão do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara).


Comentário

A notícia acima mostra um projeto em que se é possível pacientes que fizeram ou precisam fazer cirurgias de grande porte terem acesso a Fisioterapia de forma gratuita. Esse projeto vem sendo oferecido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) que se localiza em Santa Catarina. Os pacientes são encaminhados pelo Sistema único de Saúde (SUS).
A Fisioterapia é de suma importância para o tratamento de pacientes que necessitam fazer ou já fizeram cirurgias consideradas de grande porte. Antes da cirurgia a Fisioterapia é usada para reduzir riscos, já após a cirurgia a Fisioterapia é aplicada como uma forma de se acelerar a recuperação do paciente.
Esse programa de atendimento não disponibiliza somente Fisioterapeutas para os pacientes e sim uma grande equipe multidisciplinar, que inclui: Enfermeiros, Psicólogos, Médicos e Nutricionistas. De forma que as pessoas que estão sendo beneficiadas por esse programa tem acesso a vários profissionais que trabalhando em conjunto são essenciais para a boa recuperação do enfermo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário