terça-feira, 12 de maio de 2015

Exercícios na água ajudam a diminuir o impacto sobre as articulações

imagem: google.com

Você conhece os benefícios da água para o corpo? A água relaxa e ajuda o músculo e a articulação a trabalhar menos. Além disso, exercícios na água são indicados para quem está se recuperando de uma lesão, para quem tem dores nas costas e para os idosos. Para falar sobre isso, o Bem Estar desta quarta-feira (18) convidou a reumatologista Fernanda Lima e a fisioterapeuta Roberta Potenza.
Os exercícios na água ajudam bastante a diminuir o impacto sobre as articulações, mas isso não significa que qualquer pessoa pode fazer. A hidroginástica, por exemplo, não é o exercício indicado para quem tem alguma deficiência óssea.
De acordo com a educadora física Juliana Finardi, a água não é indicada para osteoporose. “É indicado que tenha pelo menos um pouco de impacto. Uma caminhada leve, ginástica tradicional seria ideal.”
Na hidroterapia, os movimentos são mais lentos que na hidroginástica. As aulas são comandadas por uma fisioterapeuta. “Usamos os princípios físicos da água para auxiliar na recuperação dos movimentos, da musculatura”, explica a fisioterapeuta Tatiana Caxambu. A hidroterapia não trata só lesões. Também ajuda a alongar e fortalecer os músculos.
A água quente traz benefícios para o corpo durante o exercício. Isso porque as fibras musculares relaxam com a água e retiram a tensão sobre as áreas de dor. Além disso, a vasodilatação melhora a irrigação das áreas de dor. Já a água fria diminui edemas e também funciona como analgésico.


Comentário:

A água traz muitos benefícios para o corpo. Ele relaxa e ajuda o músculo e a articulação a trabalhar menor. Além disso, exercícios na água são indicados para quem está se recuperando de uma lesão, para quem tem dores nas costas e para os idosos.
Os exercícios na água ajudam bastante a diminuir o impacto sobre as articulações, mas isso não significa que qualquer pessoa possa fazer. Um exemplo bem claro disso é a hidroginástica, que não é indicada para quem tem alguma dificuldade óssea, como a osteoporose.
Na água também temos a hidroterapia, onde trata lesões e ajuda a alongar e fortalecer os músculos. Seus movimentos são mais lentos que na hidroginástica e as aulas são comandadas por uma fisioterapeuta. São usados os princípios físicos da água para auxiliar na recuperação dos movimentos e da musculatura. A água quente traz benefícios para o corpo durante o exercício. Isso por que as fibras musculares relaxam com a água e retiram a tensão sobre as áreas de dor. Já a água fria diminui edemas e também funciona como analgésico. A água faz com que as pessoas sintam-se mais seguras e com conforto, e assim se entregam mais aos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário