domingo, 10 de maio de 2015

Dor nas costas: uma das principais causas de afastamento do trabalho


Os funcionários que precisam carregar muito peso durante o serviço não são os únicos acometidos pela dor nas costas, profissionais que adotam posturas incorretas durante longas horas no trabalho também estão suscetíveis às dores.
Principais causas de dor nas costas no trabalho
A degeneração e o desgaste de estruturas da coluna vertebral é o que mais favorece a incidência de dor nas costas, somando-se ao envelhecimento, mas existem outros fatores de risco que também podem contribuir para o surgimento das dores.
No trabalho, profissionais que sobrecarregam a coluna com pesos e realizam atividades repetitivas ou que causam bastante estresse, normalmente, são acometidos pela dor nas costas em algum momento da vida. O desconforto pode surgir e desaparecer naturalmente, com duração, relativamente, pequena. O problema é quando a dor é permanente, sendo acompanhada por outros sintomas que indicam a presença de uma patologia mais séria na coluna.
As chamadas lombalgias ocupacionais que são as dores nas costas associadas ao tipo de trabalho do indivíduo, também podem ser causadas por posturas inadequadas adotadas durante as tarefas laborais. Seja na posição sentada ou de pé.
Dicas de boa postura no uso do computador
Para evitar posturas inadequadas e, consequentemente, o aparecimento de dores ao utilizar o computador, é importante escolher a cadeira e a mesa corretas, permitindo um bom espaço para a movimentação de pernas e oferecendo condições de posicionar acessórios – como mouse e teclado – de maneira ajustável.
- DURANTE A DIGITAÇÃO: Mantenha as mãos retas, digite suavemente e evite realizar um mesmo movimento com as mãos durante muito tempo;
- POSIÇÃO DO MONITOR: A distância entre o monitor e o usuário deve ser de, aproximadamente, 70 cm e deve estar ao nível dos olhos;
- PÉS: Quando cruzados ou apoiados na ponta dos dedos, os pés favorecem dores na coluna. O ideal é mantê-los apoiados com toda a planta no chão, permitindo que fiquem retos, os joelhos também devem estar flexionados num ângulo de 90º.
Agindo preventivamente
Para evitar a dor nas costas bem como problemas mais graves, como desvios posturais, hérnias de disco, tendinite, bursite, artrose, epicondilite e etc, o funcionário deve estar atento às atividades exercidas no ambiente laboral. É função dos fisioterapeutas incentivar o profissional a adquirir hábitos saudáveis e uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no trabalho.
Durante a fisioterapia preventiva também é possível reduzir as chances do aparecimento da LER/DORT.
As atribuições do Fisioterapeuta do Trabalho são:
– Prevenir desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;
– Estudar a ergonomia do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;
– Promover palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;
– Realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores (dentro e fora do ambiente de trabalho e durante a execução de suas atividades ocupacionais);
– Avaliar a postura e analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;
– Desenvolver programas de ginástica laboral;
– Realizar o tratamento das patologias ou das queixas músculo-esqueléticas, dentro ou fora da empresa;
– Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.


Comentário:

A dor nas costas hoje é um problema muito frequente entre os trabalhadores. Ocorre mais em funcionários que precisam carregar muito peso e em profissionais que adotam posturas incorretas durante longas horas no trabalho.
Muitos acham que a dor não é nada de mais, para alguns é normal, mas o problema ocorre quando a dor é permanente e é acompanhada por outros sintomas que indicam a presença de uma patologia mais séria na coluna.
As dores nas costas associadas ao tipo de trabalho são chamadas de lombalgias, que também podem ser causadas por posturas inadequadas.
O fisioterapeuta age incentivando o profissional a adquirir hábitos saudáveis e uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no trabalho. A fisioterapia preventiva é a que está presente nesses ambientes de trabalho.
A fisioterapia do trabalho previne desconforto, estuda a ergonomia do trabalho junto à equipe de saúde e segurança do trabalho, promove palestras, realiza orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores (dentro e fora do ambiente de trabalho), e várias outras atividades que contribui para o bem-estar das pessoas. Por isso é importante tem em cada empresa e locais de trabalho um fisioterapeuta, assim contribui para não ter o afastamento dos trabalhadores por motivo de dores e também aumenta o rendimento, pois os funcionários irão trabalhar de forma confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário