segunda-feira, 27 de abril de 2015

Avaliação motora de uma criança

O padrão de crescimento e comportamento motor humano que se modifica por meio da vida e do tempo; e a grande quantidade de influência que os afetam, constituem basicamente por diferentes teorias científicas e sustentam a evolução de estudos que se caracterizam pelas técnicas de pesquisa e pelos meios utilizados na obtenção de dados, que são elaborados e discutidos, como forma de elucidar os diferentes vieses que perfazem a existência do homem e sua evolução física, orgânica, cognitiva e psicológica.
Os conceitos, ilustrações e teorias adicionam ao contexto, a estrutura necessária para que tais estudos possam legitimar-se e oferecer fundamentos fidedignos sobre as hipóteses que pretendem estabelecer e discutir. É importante lembrar que o caráter estatístico de nível normal de referência dos testes não engloba o mesmo valor para todas as populações, tendo em conta os aspectos afetivos e sociais (ROSA NETO, 1996).
Normalmente utilizam-se testes para conhecer as características e necessidades individuais das pessoas, isto se torna indispensável se pensar em cada vez mais atender o desenvolvimento das pessoas, em especial as crianças, como o máximo de acertos possíveis para que seu desenvolvimento ocorra dentro dos períodos desejáveis, contribuindo assim, para com um desenvolvimento pleno.
Para que tenhamos estas informações devemos lançar mão de meios auxiliares que como já comentamos anteriormente seria a utilização de testes. É importante destacar que para esta avaliação não são utilizados somente um único teste e sim um conjunto de testes, a fim de examinarmos a criança em todas as dimensões do desenvolvimento humano (ROSA NETO, 1996).
A observação do comportamento humano feito através de testes já se constitui prática antiga, através de estudos realizados por autores clássicos, como Ozeretski, Guilmain, Grajon, Zazzo, Piaget, Stambak, Picq e Vayer, entre outros que se dedicaram ao estudo da criança (ROSA NETO, 1996).
Testes padronizados, que embora bastante antigos, mas que freqüentemente são revisados destacam-se na avaliação física, afetiva, cognitiva e motora dos seres humanos.
De acordo com Rigal et al. (1993), existe uma grande quantidade de testes, que por sua facilidade de utilização e sua relação com as diferentes aprendizagens escolares, são muito úteis para medir o comportamento humano, entre eles, destacamos a Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (ROSA NETO, 1996).

Imagem: google.com

Comentário:

Muito se debate, hoje em dia acerca da avaliação motora e de fins terapêuticos nessa área que, embora, normalmente utilizam-se testes para conhecer as características e necessidades individuais das pessoas, isto se torna indispensável se pensar em cada vez mais atender o desenvolvimento das pessoas, em especial as crianças, como o máximo de acertos possíveis para que seu desenvolvimento ocorra dentro dos períodos desejáveis, contribuindo assim, para com um desenvolvimento pleno e sempre deixando clara a importância do equilíbrio nas diversas formas de atividades motoras.
Durante o desenvolvimento da criança, ela passa por várias experiências sensório-motoras que facilitam a aquisição e o refinamento de padrões motores. A avaliação motora é uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento integral das crianças. Avaliar os elementos que envolvem a motricidade infantil é uma das maneiras de nortear ações pedagógicas correspondentes à capacidade de realização de tarefas motoras de crianças em escolas, creches e centros de aprendizagem infantil, bem como de fornecer subsídios para os profissionais da educação lidar com as diferenças.
O equilíbrio é essencial para o ser humano, pois sem ele seria complicada ou até mesmo impossível à realização de algumas tarefas. Trata-se da capacidade de as articulações se retornarem ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade. O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas e com o mundo ao seu redor (OLIVEIRA, 1997). Por meio do equilíbrio é que se consegue permanecer de pé, andar, correr, pular e, sobretudo movimentar todos os membros. Tais ações apenas são realizadas porque o organismo, por meio do sistema vestibular, consegue detectar a orientação e os movimentos da cabeça e, através dos canais semicirculares, “prevê” antes do tempo a perda de equilíbrio, o que permite aos centros de equilíbrio fazer os ajustes preventivos.
Durante o restabelecimento do equilíbrio, os centros nervosos recebem informações sobre a inclinação do pescoço para corrigir a orientação da cabeça em relação ao corpo, tarefa feita pelos proprioceptores do pescoço e do corpo. Para contribuir na manutenção do   equilíbrio, as informações visuais geradas pelo deslocamento das imagens na retina, quando há um movimento linear ou de rotação do corpo, mesmo que discreto, chegam aos centros de equilíbrio para os ajustes necessários. O conceito de equilíbrio está associado à ideia de corpo em postura estável.
No corpo humano o termo mais correto para definir uma situação de equilíbrio sobre a base de suporte é equilíbrio quase-estático, pois os indivíduos estão submetidos à aceleração da gravidade, o que causa pequenos desequilíbrios, havendo a necessidade de se corrigir essa oscilação corporal para a manutenção da postura em pé
O equilíbrio depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. O aparelho vestibular é o órgão sensorial que detecta os movimentos da cabeça em relação à gravidade. Estes estímulos são extremamente necessários à manutenção do equilíbrio, especialmente na posição ereta. Por exemplo, o recém-nascido tem a marcha reflexa, porém, não mantém a cabeça ereta. Os reflexos iniciais vão se minimizando e se ajustando com a maturação, até que o bebê possa se colocar em pé, por volta dos doze meses e adquirir a autonomia de que necessitava para conquistar o seu meio.
Com isso, conclui-se que existe uma grande  quantidade  de  testes, que por sua facilidade de utilização e sua relação com as diferentes aprendizagens escolares, são muito úteis para medir o comportamento humano, entre eles, destacamos a Escala de desenvolvimento Motor.

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